Aproveitei o feriado de Thanksgiving (dia de Ação de Graças) no meio do curso para fazer uma viagem para Quebec, Ottawa e Montreal. As três cidades são maravilhosas, mas vou detalhá-las um pouco mais:
Quebec
França ou Canadá?
Pouco antes de desembarcarmos, após uma noite inteira de viagem de ônibus, a guia perguntou se alguém falava inglês. Como eram pouquíssimas as pessoas que falavam, ela nos pediu para tentar formar mini grupos com esses “espertos”.
Ela nos contou que sempre existiu uma “briga” entre Quebec e a parte mais americana. E que ainda há uma influência francesa muita forte, que vinha desde os primórdios da colonização. O francês é o único idioma oficial de Quebec. E quando entramos em um restaurante para tomar o café da manhã, entendi melhor sobre o que a guia queria nos alertar. Comecei a rir quando vi que o cardápio estava todo em francês!
Ainda bem que a garçonete falava inglês... Coisa que não acontecia muitas pessoas para quem pedimos informação.
A cidade é maravilhosa, construções magníficas, castelos... Estava um pouco mais fria que Toronto, talvez seja por esse motivo que também senti as pessoas muito menos simpáticas...
A noite jantamos em um delicioso restaurante italiano e fomos à uma balada em um lugar que parecia um castelo. O problema foi a volta... Tentamos pegar um táxi falando inglês, mas o cara nos respondia em francês! Terrível!!! Parecia que ele fazia de propósito... Tipo “tirando um sarro da nossa cara”.
Azar o dele!!! Desistimos do táxi e pegamos um “bus” rs
Montreal
Apesar de o vento tentar nos carregar a todo momento, achei Montreal uma cidade de pessoas mais simpáticas e um pouco mais parecida com a agitação de Toronto.
E como foi bom voltar a ouvir inglês nas ruas...
Conhecemos o centro da cidade e o Estádio Olímpico, onde o guia nos explicou que apesar das olimpíadas terem acontecido em 1976, até 2009 ele não estava terminado. Tiveram vários problemas de desvio de dinheiro, erros de projeto, problemas na inauguração, e o negócio, apesar de ser bem bonito, virou um elefante branco!!! É por isso que eu acredito que o Brasil fará bonito na Copa e nas Olimpíadas!!!rs
A capital canadense também não economizou em suas construções. O prédio do parlamento é magnífico e há um parque bem próximo, onde não cansamos de fazer fotos.
A cidade me pareceu muito tranqüila, mas fomos visitá-la no feriado, não sei como o funciona em dias normais.
Vale a pena conhecer esse lado do Canadá!!!
0 comentários:
Postar um comentário