quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A programação da viagem que não era um “intercâmbio”



Quando resolvi viajar para a Europa, não tinha muita noção do que queria, de como seria e muito menos do que fazer!
Um mês antes da data de embarque comprei as passagem de ida e volta p/ Frankfurt, pq tenho uma amiga que mora em Darmstad, cidade vizinha, mas a programação acabava por aí!
Ou seja... Que cidades conhecer, hotéis para me hospedar... Nada! Loucura total!
Mas fazendo tudo na correria, conversando com meus amigos europeus de outros intercâmbios, consultando o mochileiros.com, tripadvisor e tantas outras ferramentas que existem e devem ser utilizadas para facilitar a nossa vida, montei meu roteiro.
Frankfurt – Darmstad – Munique (Oktoberfest) – Praga – Berlim – Paris – Barcelona – Frankfurt.
Resultado... Muitas bolhas no pé, mais pessoas incríveis, lugares maravilhosos, hostel...
Ou seja... Minhas férias foram ótimas, mas...

Logo na conexão já foi possível perceber que chegar na Europa, é bem diferente de chegar nos EUA, México ou Canadá!
A parada foi no aeroporto da Amsterdam... Enorme! E é ótimo correr de um lado p/ o outro com mochila nas costas, não?
A alfândega foi meio estranha! Pela primeira vez fiquei com medo de me barrarem... Foram várias perguntas e uma cara de desconfiança por parte do holandês...
Nessa hora fiz o que minha “experiência” mandava... Ignorei a cara feia e respondi tudo, além de mostrar seguros, comprovantes de dinheiro, reservas, etc...  No final, deu tudo certo!
Depois disso fui enfrentar mais uma horinha de vôo até Frankfurt.
Mas vocês acham que a aventura da chegada acaba por aí? Claro que não!
Chegando ao aeroporto, fui procurar minha amiga que deveria estar no desembarque, certo? Pois é... Deveria, mas não estava!
E passei por mais uma experiência pela primeira vez: não entendia absolutamente nada do que as pessoas falavam. Mais uma coisa... Nossos amigos alemães, em sua terra, em sua grande maioria, não são pessoas muito cordiais.
Bom... Fui até o orelhão tentar ligar p/ Márcia:
- Primeira tentativa = cartão de crédito (como informava no aparelho) = estava inoperante p/ esse tipo de pagamento
- Segunda tentativa = comprar um cartão telefônico = os cartões telefônicos que eram vendidos nas máquinas do aeroporto não funcionavam nos orelhões que ficavam dentro do aeroporto. Você não leu errado! Havia um aviso na própria máquina... Não funcionava! Depois de mais de 12 horas de vôo sem dormir direto o que pensar de uma coisa dessa? Já estava esperando o Sérgio Malandro ia pular na minha frente e dizer “pegadinha do Malandro”.
No final deu tudo certo... Ponto positivo do aeroporto: Internet grátis por 30 minutos e pessoas gentis no balcão de informações.
Vou detalhar melhor o que achei da Alemanha e dos alemães, mas já posso adiantar: pessoas complexas!

6 comentários:

  1. Olá, adorei seu blog! Tudo muito detalhado e dá uma noção legal dos locais e como agir nas cidades escolhidas. Mas tenho uma dúvida enoooorme! rsrs
    Vou fazer meu primeiro intercâmbio com 18 anos, logo, quero conhecer tudo, festas, porém o aperfeiçoamento do inglês é bem importante. Eu sempre tive uma queda enorme pelo Canadá, mas eu tenho muita vontade de fazer intercâmbio em alguma cidade "pequena" dos Estados Unidos, sabe, não queria me sentir uma turista total, como seria em NY. Queria que fosse uma viagem "aconchegante", e sim, ficarei em Homestay pela vontade dos meus pais.. Certo, minha dúvida é: Escolher Toronto ou quem sabe uma cidade pequena dos Esrados Unidos, porém à algumas horas de NY? Heeeeelp me! rsrsr :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      Que bom que gostou...
      Mil desculpas pela demora!
      Como vc leu, fiz meu intercâmbio em Toronto e amei!
      E se vc quer aproveitar as festas, a primeira coisa que tem que fazer é dar
      uma olhada nas leis da cidade que escolher. Qdo eu viajei para Toronto, só
      podiam ir para as festas (baladas) as pessoas maiores de 21 anos e não 18
      como aqui no Brasil.
      Eles pedem o passaporte em todas as baladas, então não adianta arriscar...
      Se vc não tiver a idade, com certeza será barrada!
      Toronto está "próxima" de NY, a maioria das escolas organiza passeios para
      lá de 3 ou dias. Mas vc tb pode ir por conta e 1 horinha de avião (só não
      vai esquecer de tirar o visto).
      Toronto é uma cidade grande, mas não tem nem a metade da loucura que tem em
      SP por exemplo... Lá é tudo muito organizado, com pessoas prestativas e
      muito segura.
      Mas existem uma infinidade de cidades menores que vc pode aproveitar tanto
      no Canadá, quanto nos Estados Unidos.
      Só toma cuidado p/ não tornar o seu intercâmbio monótono, em uma cidade onde
      não haja muito o que fazer rs
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Nathália, adorei o seu blog!
    Estou seguindo ele, rs.
    To pretendendo fazer um intercambio, e ainda tenho muita dúvida entre NY e Toronto! rsss... mas li seus posts, e me ajudou bastante a tirar dúvidas... Ainda preciso juntar uma grana, mas daqui um tempinho meu intercambio sai. :) Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!!!
      Tudo bem?
      Que bom que vc gostou do blog.
      Se vc preferir, pode enviar suas dúvidas por e-mail que eu respondo sem
      problemas.
      Espero que o seu intercâmbio saia o quanto antes.
      Bjs

      Excluir
  3. Oi Nathália!!!
    Adorei suas dicas, poderia fazer um post falando sobre gastos(despesas) por exemplo: alimentação,hospedagem, lugares q vc frequentou; baladas, restaurantes etc.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Nathália! Muito maneiro o seu blog gostei muito dos comentários sobre a sua experiência na Europa! Estou justamente buscando informações a respeito de viagens à Europa pois eu vou aprender alemão na Alemanha na cidade de Frankfurt e vou passar cerca de 6 meses na Alemanha. Eu vou fazer um curso de alemão em Frankfurt em uma escola de idiomas chamada Sprachcaffe e espero que a minha viagem seja maravilhoso. O curso de alemão inclui também a hospedagem, a alimentação e as atividades de lazer e acho que a minha viagem vai dar tudo certo. Obrigada pelas informações e fica aqui também a dica da escola de idiomas onde vou aprender alemão na Alemanha http://www.sprachcaffe.com/portuguese/study_abroad/language_schools/frankfurt/main.htm

    ResponderExcluir