domingo, 30 de dezembro de 2012

A melhor parte do intercambio



Eu amo fazer intercâmbio, sou loucamente apaixonada por viajar e pelo enriquecimento como pessoa que essas viagens proporcionam. Acho que minhas viagens foram fundamentais para minha fluência nos idiomas, mas muito além disso, a melhor parte está nas amizades, nas novas culturas que conhecemos e em todos os momentos vividos.
Posso ter visitado apenas 3 países, mas conheci e hoje tenho amigos alemães, checos, holandeses, espanhóis, italianos, portugueses, japoneses, coreanos, argentinos, mexicanos, colombianos, franceses, canadenses, americanos, chilenos... E até novos brasileiros!!!
Sei que talvez, algumas pessoas não vou reencontrar, mas outras, apesar da distância, considero grandes amigos, e quem sabe um dia estaremos juntos novamente. E posso nomear esses meus amigos internacionais, que fizeram meus momentos fora de casa, um prazer, uma verdadeira experiência para toda a vida... Muito obrigada Denise, Gerson e Edgar (mexicanos), Elena, Rud e Elisabeth (alemães), Sara (suíça), Monika (checa), Hitomi (japonesa), Mike, Koen e Machiel (holandeses)... E é claro... a Vivi (brasileira)... Pessoas com quem tenho contato até hoje...
É incrível como em tão pouco tempo, os laços se tornam muito fortes... Em alguns casos, mais fortes até do que com muita gente que conheço desde pequena, ou que convivo diariamente. É uma coisa que não dá para explicar... Mas é muito triste e difícil ter que dizer “bye” ou “hasta luego”...
Conhecer essas pessoas é como se eu conhecesse um pouquinho de cada país. E elas também acabam conhecendo mais sobre o Brasil, através de mim. Pelo menos sei que todos aprenderam que o Brasil não é apenas feito de samba e futebol.  
Hoje não tenho mais medo de viajar sozinha, sei que lá vou encontrar um monte de gente na mesma situação... Meu medo maior é o de não conseguir viajar...
Por incrível que pareça, a possibilidade de fazer um intercâmbio me faz trocar 1 semana em um resort descansando, de pernas para o ar, por uma hospedagem em um albergue, casa de família, hostel... Ter que acordar “cedo” para assistir aula...
Posso ter tido sorte de encontrar somente pessoas maravilhosas e ter vividos momentos incríveis nas 3 viagens (Toronto 2009, NY 2010 e Playa Del Carmen 2011), mas não acredito que tenha sido somente isso.
Sou muito feliz por ter tido essas oportunidades... Fico morrendo de saudade e lembrando de cada momento alegre, de cada aventura, das vezes que nos perdemos por aí, de quando não sabia falar alguma coisa, ou falei alguma coisa errada... Os “micos”, as risadas, as aventuras, os “apertos”...
Já estou buscando um novo destino, para começar tudo de novo e ter novos histórias para contar e esconder para meus filhos e netos!!!
Por isso digo... Faça uma viagem como essa!!! Supere seu medo, tenha bons momentos, sinta, viva... O mundo é muito grande e temos muita coisa para ver e aprender fora da nossa “área de conforto”.
Essas experiências sim, são o tipo de coisa que não tem preço!!!!

3 comentários:

  1. Boa noite Nathalia, estou indecisa onde faço intercambio de espanhol e achei seu blog, Adorei!!por qual agencia vc foi pro Mexico! rs minha interrogação nao esta funcionando rs

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu fui pela Ci... Gostei bastante! Meus três intercâmbios fechei com eles.
    Eu adorei Playa del Carmen... As pessoas são muito simpáticas, é tudo muito bonito e agradável, os valores são ótimos... Bom, eu não tenho reclamações do lugar! A escola achei regular, não é muito puxada não, muito pelo contrário, mas também existem outras na cidade.
    Se precisar de mais informações, é só perguntar!
    Bjs
    Nathália Amorim

    ResponderExcluir