segunda-feira, 3 de junho de 2013

República Tcheca - Praga


República Tcheca – Praga

Já cansados dos dias de Oktoberfest e da “escalada” ao castelo, nos despedimos de Munique e pegamos o carro rumo à Praga a capital e maior cidade da República Tcheca.
Apesar de terem me avisado que a cidade era linda, eu sinceramente fui sem esperar muito! Como estávamos perto e a hospedagem era grátis (minha amiga que conheci no intercâmbio do México tem alguns hotéis na cidade = faça intercâmbio e seja feliz pelo mundo), lá fomos nós...
Quando chegamos em Praga, fiquei impressionada! A surpresa foi maravilhosa!!! A cidade é linda, cheia de história e me senti em uma “era medieval moderna”, com certeza voltarei lá...

Em 2 dias conhecemos toda a cidade caminhando... Não que tudo seja super perto, mas para todos os lados que olhávamos, encontrávamos alguma coisa interessante... Resultado... Ponto a ponto conhecemos Praga e enchemos os nossos pés com as primeiras bolhas (não aconselho a mesma loucura se você tiver outras cidades p/ visitar rs).
São tantos pontos turísticos maravilhosos... Mas vou tentar destacar alguns:
Começamos nosso tour pela Rua Pařížská, próxima da praça central e o Museu Nacional, onde está a cruz de bronze em homenagem a Jan Palach. A história desse estudante é bastante interessante...
Ele morreu após atear fogo em si próprio na avenida Wenceslas, em 1969 (tinha 20 anos de idade) em protesto a invasão à República Tcheca liderada pela União Soviética com a pretensão de esmagar as reformas liberalistas.
Jan Palach (junto com Jan Zajíc que fez o mesmo) foi homenageado com uma cruz de bronze encravada no ponto onde ele caiu, do lado de fora do Museu Nacional, bem como com uma praça com seu nome.
Mas voltando à Rua Pařížská,  ela é conhecida como a Champs-Élysées tcheca e lá estão as boutiques de luxo, restaurantes e cafés.
Passamos também por uma das “torres de pólvora”  que faziam parte das muralhas que rodeavam a cidade velha 1232.
E se já me encantei com a ponte do Brooklyn, passar pela Ponte Carlos, ou Charles Bridge (em tcheco Karlův most) foi incrível!

Essa é a segunda ponte mais antiga da República Tcheca e liga a Cidade Velha e o bairro do Castelo de Praga.


São 516 metros arquitetura gótica e 30 estátuas situadas em ambos os lados... Impressionante! Li que a maioria delas foi construídas entre 1683 e 1714 e são em estilo barroco, representam vários santos e patronos venerados naquela época. As estátuas que lá estão atualmente, são réplicas, as originais estão no Museu Nacional.



Outro ponto alto da cidade e que atrai milhares de turistas é o Orloj, o relógio astronômico medieval.
Além do show dos bonequinhos que saem do relógio de hora em hora, representando a ”Caminhada dos Apóstolos”, com as figuras dos apóstolos e outras esculturas com movimento, existe um mostrador-calendário com medalhões representando os meses (ou zodíacos, como aparecem em alguns textos) e o mostrador astronômico, representando a posição do Sol e da Lua no céu, além de mostrar vários detalhes celestes. 

Fomos também visitar a cidade dos castelos, onde está o Castelo de Praga que é uma das construções mais importantes da cidade. Lá vimos a troca da guarda e pudemos admirar de perto a gigantesca construção... Arquitetura gótica maravilhosa!!!
 Adorei caminhar pelas ruas da cidade... São vários becos e lugares apertados que te levam a encontrar uma arquitetura incrível.




0 comentários:

Postar um comentário