quinta-feira, 26 de junho de 2014

1º Dia – Sábado em Buenos Aires


Acordamos cedo, pegamos um táxi e fomos encontrar uma amiga, que mora na cidade, e fomos tomar o nosso café da manhã no Café Tortoni. Este é um dos mais antigos cafés da cidade e parada obrigatória de turistas. Apesar de não gostar de café, acho que realmente vale uma visita! Local agradável, e que faz parte da história da cidade. Cabe destacar também o ótimo atendimento, churros deliciosos e opções para quem como eu, prefere beber outra coisa.

Como já estávamos no centro da cidade, fomos andando até os próximos pontos turísticos... Chegamos a Plaza de Mayo, o centro histórico de Buenos Aires. Lá está localizada a Casa Rosada, sede da presidência da República Argentina, e a Catedral Metropolitana, local onde o atual Papa Francisco celebrava suas missas, antes de se mudar para o Vaticano. Ouvi vários guias comentarem sobre a interessante proximidade física e distância de pensamentos que sempre houve entre ele e a presidente... Mais uma curiosidade argentina em uma praça historicamente marcada por manifestações populares e protestos.
Uma coisa que me incomodou nesse pedacinho da cidade é que a todo momento era informada para “tomar cuidado” com ladrões que se aproveitavam desse circuito turístico. Minha amiga mesmo comentou que já havia passado por uma situação nada agradável nas proximidades. Fomos então a busca de mais um ponto turístico: o Obelisco, monumento com 60m de altura, construído nos anos 30 para comemorar os 400 anos da fundação da capital. Caminhamos pela Avenida 9 de Julho, conhecida por ser a mais larga do mundo, e ele estava lá, no cruzamento com a Av. Corrientes. Já o tínhamos visto na noite anterior, quando chegamos ao hotel, mas voltamos para fazer a nossa “foto turista” durante o dia. 
Na parte da tarde, mas uma parada... Zoo Lujan, que fica a cerca de 75km de Buenos Aires. Não vou entrar no mérito sobre o tratamento dos animais, se são, ou não são dopados... Só posso dizer sobre o que vi e sobre o que realmente conheço. Digo isso porque pelo que percebi, o zoo é amado, ou odiado por muitos na mesma intensidade! Minha opinião? Conheça e tire as suas próprias conclusões. Eu achei uma experiência única! A parte cansativa é que fomos de ônibus... Quase 2h de viagem... Mas entrar nas jaulas e tocar nos animais é incrível! O zoológico tem uma estrutura bem simples... E filas.... 
Tivemos sorte com o leão! Chegamos bem na hora que iriam reabrir a atração, então fomos um dos primeiros da fila, mas o mesmo não aconteceu com o tigre... Quase 1h! Mas adorei mesmo ver os bebês. Depois de passear mais um pouco e tirarmos ainda mais fotos com elefantes e ararás, pegamos o ônibus de volta para a cidade... Mais algumas horas de viagem e dessa vez em pé! O trajeto é bem feio, mas acho que valeu a pena. 
Chegamos e ainda tínhamos muitos planos para o nosso sábado e a parada seguinte foi no bairro de Puerto Madero. Passamos o comecinho da noite caminhando pelo calçadão e pela Puente de La Mujer, uma das pontes mais conhecidas de Buenos Aires e considerada um dos cartões-postais da cidade. Antes de voltar ao hotel, mais uma parada na Plaza de Mayo para vermos a Casa Rosada a noite, e agora sim era a hora de voltar ao hotel para se preparar para noite. Nossa noite começou de forma maravilhosa! Um delicioso lomo com vinho em um restaurante delicioso. Nada turístico, dica da minha amiga que mora na cidade, o restaurante fica na Junin, bem próximo a Embaixada da República Tcheca (minha amiga
trabalhava lá). Após o jantar argentino, ainda restava um pouco de forças para as duas baladas da noite. Fim de sábado!

0 comentários:

Postar um comentário