segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Canadá - Planejamento



Estava eu, prestes a ter as primeiras férias da minha vida em 2009 (já que na minha época estagiário não tinha direito a isso), e sem saber o que fazer.
A idéia de ficar 30 dias em casa me parecia extremamente tediosa e assustadora! Na verdade o plano inicial era viajar para Fortaleza – CE, mas a pessoa que fechou o pacote comigo foi demitida 5 dias após assinarmos o contrato: acompanhante demitido = viagem cancelada =  sem destino de férias = tormento rs...
Como precisava melhorar meu inglês e alguns amigos já tinham me falado sobre intercâmbio, resolvi pesquisar... Detalhe: já era final de fevereiro, eu tinha que sair de férias até setembro e 7 meses é pouquíssimo tempo para quem nunca havia nem pensado na possibilidade de uma viagem internacional.
O primeiro motivo para a preocupação era o custo. Eu não tinha muito dinheiro guardado... Apenas uma poupança que daria para pagar no máximo o pacote de curso e hospedagem, mas e as passagens? E os gastos com visto? E o dinheiro para levar?
Eu não ganhava muito bem... Não era fácil juntar dinheiro fazendo pós-graduação... Foi um aperto daqui, outro dali... Muitas contas e uma pequena ajudinha do papai para fechar o orçamento.
           
O destino: como o dinheiro era pouco, risquei logo a Europa da programação. Sobraram EUA e Canadá. Considerando mais uma vez os valores, além de conhecer as experiências de alguns amigos, escolhi Toronto no Canadá.
Empresas de intercâmbio: orçamentos e mais orçamentos... Conversa com um, visita o outro a acabei fechando com uma empresa bastante conhecida no mercado e que tinha uma filial aqui em Guarulhos. O atendimento foi excelente! Tiravam todas as dúvidas e como na época o dólar estava alto, havia um plano que fechávamos o valor total em dólares, mas tínhamos que quitar todo o saldo em reais até 20 antes da data do embarque, com a cotação do dia que estávamos pagando. Graças a Deus a cotação despencou nesse período e economizamos mais de R$400,00 no fim das contas.
A empresa também nos deu todo o suporte para conseguirmos o visto.

**Ah... No final uma amiga resolveu ir... Alguém que eu nem esperava, mas era muito bem-vinda.

Tínhamos a doce ilusão de que não falaríamos português, pois queríamos aprender inglês e por isso resolvemos ficar em escolas e residências separadas, não adiantou nada! Depois conto mais detalhes.

5 comentários:

  1. Ola, tudo bem? adorei ler as suas experiências no Canadá pois estou estudando a possibilidade de ir pra lá também, mas eu tenho pouco tempo, na verdade só um mês... quanto tempo você ficou lá? 1 mês vale a pena?

    ResponderExcluir
  2. Oi!!! Que bom que vc gostou!!!
    Eu fiquei 1 mês e valeu muito a pena... Claro que não é possível ficar fluente, mas dá p/ sentir uma diferença enorme.
    Não deixe de ir!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nathália, estou em uma dúvida cruel quanto a escolha de meu intercâmbio. Eu já te add no face pra gente poder conversas e pegar algumas dicas com vc. Se for o caso, eu te pago. Bjus....

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir