segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

NY – Transporte




Não é tão difícil utilizar o metrô de NY, mas também não é fácil como em São Paulo ou no Rio. Digamos que é necessário um pouco mais de atenção.
Isso porque, são diferentes linhas passando em uma mesma estação, ou melhor, em uma mesma “parada”.
Por exemplo, eu estava hospedada na 86th, mas por lá passavam as linhas 1, 2 e 3. Exatamente no mesmo lugar! Mas Os 3 não paravam nas mesmas estações.
Vou colocar o mapa para explicar melhor:

A primeira coisa é: tenha um mapa!!! Tentar pegar o metrô sem mapa é uma loucura!!! A segunda é identificar a direção que você precisa ir Uptown, ou Downtown. As vezes é necessário pegar o trem na direção contrária até uma estação onde haja baldeações, ou vai ter que sair e pagar outra passagem para entrar de novo pelo lado certo.
Segue um exemplo de como funciona, mas você só vai aprender mesmo na prática e se perdendo um pouquinho.
Meu hotel ficava na estação 86 da “linha vermelha”, onde passavam os trens 1, 2 e 3. Se eu quisesse ir para a estação 34, poderia pegar qualquer um dos 3 trens, mas se quisesse ir para a estação Rector St (na ponta do mapa), só poderia pegar o trem 1. Já para ir para Wall St, só poderia pegar o trem 2 ou 3...
E se eu precisasse ir para Grand Central Terminal? Teria que ir até Times Square, estação 42 e depois pegar o trem 7 (roxo) e descer na próxima estação.
Não é difícil! Basta estudar o mapa e prestar atenção!!! Não precisei andar de táxi em NY, somente de metrô. Também não peguei ônibus... E depois de alguns dia você vai decorando onde fica cada coisa: Times Square 42, Rockfeller Center 57, etc... Na frente do trem está o número ou a letra do mesmo, além de anunciarem e os letreiros mostrarem qual é o trem que está chegando na estação.
Mas não esqueça de comprar seu metrôpass. Quando viajei comprava os de 1 semana, que eram válido do dia que eu comprei até o sétimo dia de utilização, diferente de Toronto).

Sai muito mais barato e você pode pegar quantos metrôs precisar, o que é ótimo no inverno!!!rs... Principalmente na região mais central, tem metrô quase que em todas as esquinas.
Você pode economizar também no caminho aeroporto hotel. Táxi pode sair um pouquinho caro, além de terem vários carros (que não são táxi cadastrados), que vão tentar te pegar no aeroporto.
O melhor mesmo é reservar um Shuttle (www.supershuttle.com). Você liga antes, reserva o horário e paga no cartão de crédito. Não tem erro!!!

Um comentário:

  1. definitely enjoy every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff of your blog a must read blog! It’s time to avail this Wedding Limo Services in Detroit for more details.

    ResponderExcluir